.png)
_edited.png)
Em terra seca
Búzios
MENU
Menu
- Rainha dos mares -
Rainha dos Mares
Jogos e brincadeiras com música
Ficha Artística e Técnica
Intérpretes/Criadores
Antony Fernandes
Carmina Repas Gonçalves
André Rodrigues
Joana Leite Castro
Tiago Manuel Soares
Professores colaboradores
Ana Escudeiro
Graciela Jarimba
Helena Camacho
João Camacho
Secretaria Regional da Educação
EB1/PE e Creche de Santo Amaro
Diretora
Énia Freitas
Captação e edição de imagem
Abel Andrade
Captação, edição e montagem de som
Daniel Santos
Elaboração de conteúdos pedagógicos
Carmina Repas Gonçalves
Direção Artística e produção
Projecto Cardo
Músicas
Retiradas do livro “Brinquedos Tradicionais
Cantados” de Maria Lígia Lopes Brasão
-
A barca virou
-
Galinha pintada
-
Rainha dos mares
-
Ai lim, ai lim, ai lé
Agradecimentos
Câmara Municipal do Funchal
Associação Musical e Cultural Xarabanda
RUi Camacho
Pessoal docente e não docente da EB1/PE e Creche de Santo Amaro
Encarregados de Educação de todas as crianças participantes
PATRIRAM/Quinta Magnólia
DRC/Torre do Capitão
Filmado em:
Funchal, Madeira
EB1/PE de Santo Amaro
Parque de Santa Catarina
Torre do Capitão
Jardim Quinta da Magnólia
Jardim Botânico da Madeira
Apoio
Câmara Municipal do Funchal
Associação Musical e Cultural Xarabanda
Direção Geral das Artes
República Portuguesa
Alunos participantes
1º ano
Alice Oliveira
Bernardo Dias
Bernardo Ferreira
Carlos Costa
Carolina Castro
Carolina Rodrigues
Clara Vieira
Davi Fonseca
Edna Doriana
Emília Gouveia
Francisca Sousa
Ismael Nunes
João Afonso Nóbrega
João Lucas Gonçalves
Leandro Leal
Leonardo Faria
Leonor Freiras
Leyla Sá
Lourenço Gouveia
Luana Souza
Margarida Silva
Maria Beatriz Fernandes
Matheus Ferreira
Matilde Vasconcelos
Nuno Fernandes
Oleksandr Holihevskyi
Sabrina Moniz
Santiago Fernandes
Santiago Rodrigues
Santiago Vasconcelos
Sara Bernardo
Tiago Garanito
Tomás Ribeiro
Yasmin Roseira
2ª ano
Alexandre Freitas
Ana Cátia Serrano
Ariadna Tovar
Clara Tavares
Diego Pinto
Élia Lira
Helena Costa
Kiara Rodrigues
Leonardo Camacho
Lourenço Silva
Luana Silva
Lucas Rebolo
Miguel Rodrigues
Milan Pinzon
Miriam Sousa
Naiara Caroto
Núria Barros
Rodrigo Camacho
Yara Rodrigues
3º ano
Alexandru Lungu
Alicia Oliveira
Bruna Freitas
Caio Mendonça
David Vieira
Diego Paulos
Eduardo Silva
Eduardo Turini
Erika Miranda
Gustavo Gouveia
João Guilherme Fernandes
João Rodrigo
Joaquim Sousa
Kelly Tavares
Leonor Castanha
Leonor Tavares
Luana Silva
Luís Vieira
Maria Inês Escórcio
Marisa Santos
Martim Maciel
Matheus Gouveia
Matias Ferreira
Paloma Henriques
Patrícia Luís
Ricardo Correia
Salvador Abreu
Santiago pimenta
Taíssa Gonçalves
Tamara Serrão
Tomás Gonçalves
Victória Franco
Yara Caetano
4º ano
Ana Leonor Quintal
Beatriz Pestana
Bianca Rodrigues
Catarina Gouveia
Diego Azevedo
Henrique Sousa
Iara Abreu
João Camacho
João Guilherme Gonçalves
Kelly dos Santos
Leonardo Fernandes
Leonor Castro
Lourenço Henriques
Luana Beatriz
Luana Souza
Malam Nhabali
Martim Camacho
Martim Teles
Mellissa Jesus
Paulo Pestana
Pedro Sousa
Rui Santos
Salvador Almada
Simão Freitas
Telmo Abreu
Vasco Rodrigues
Verónica Branco
Yara Matilde
Objetivos específicos
-
Aprender canções para brincar
-
Explorar conteúdos musicais dentro da brincadeira
-
Encontrar estratégias para potenciar as características de cada canção
-
Contactar com o repertório tradicional madeirense para crianças

Este vídeo foi filmado na cidade do Funchal (Ilha da Madeira) na EB1/PE e Cresce de Santo Amaro com a participação de todas as turmas e com o apoio dos professores titulares de música. Selecionámos 4 canções tradicionais que retirámos do livro “Brinquedos Tradicionais Cantados” de Maria Lígia Lopes Brasão e atribuímos uma a cada ano de escolaridade. Cada canção tem uma utilidade diferente (que aparece descrita no livro) e nós aproveitámos essas características e potenciámo-las tornando-as mais desafiantes e ricas para abarcarem mais conteúdos musicais. Em todas elas podem e devem explorar outras expressões artísticas (nomeadamente artes plásticas, escrita, movimento, etc) de forma a criar uma relação afetiva e criativa mais profunda com as canções.
Sugestões de exploração dos conteúdos do vídeo em casa ou em sala de aula:
A barca virou (1º ano) – criação de sonoplastia, fonomímica e memorização de nomes
-
Depois de um pequeno aquecimento do corpo para ajudar à concentração do grupo (aquecer as articulações, fazer jogos de imitação rítmica e melódica), ensinar a canção com nomes de notas e com a Fonomímica Kodàli (legenda abaixo); pode ajudar usar uma nota pedal para acompanhar o processo de aprendizagem e ajudar a compreender a altura do som e a afinação.
-
Aprender a letra da canção e cantá-la usando os nomes das crianças da turma. Esta pode ser uma boa canção para ajudar a memorizar os nomes das crianças no início do ano letivo.
-
Experimentar criar um ambiente sonoro relacionado com a praia usando o corpo, pequenos objetos, materiais naturais trazidos de casa ou recolhidos durante as aulas.
-
Experimentar cantar a canção enquanto exploram movimentos suaves que espelhem o caráter da música e a ondulação do mar.
-
Dividir o grupo em dois: um grupo faz o ambiente sonoro, o outro canta e move-se de acordo com as indicações coreográficas descritas em baixo
-
Se o grupo for grande e não permitir a passagem de todas as crianças durante a frase musical, podem experimentar preencher esse tempo com a repetição da palavra barca usando as notas sol e mi (como podem ver no vídeo).
Fonomímica Kodály

Dispor as crianças num semicírculo de mãos dadas.
Estrutura
Letra da música
Coreografia
Primeira parte
Repetir até todas as crianças estarem viradas de costas (exceto das duas crianças das pontas)
A Barca virou
Deixá-la virar
Por causa da Maria que não soube remar
- A criança da ponta direita começar a caminhar, puxando o grupo para passar por baixo das mãos das duas crianças da ponta oposta
- A Maria deve ficar virada de costas com as mãos cruzadas à sua frente
Barca, barca, barca
Preencher o tempo com a palavra barca até todas as crianças passarem e voltarem ao seu lugar
Segunda parte
Repetir até todas as crianças estarem viradas novamente de frente
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria lá do fundo do
mar
Inverter o sentido da coreografia para todas as
crianças voltarem à posição inicial (a criança da ponta direita puxa o grupo e destorce a
fila)
Barca, barca, barca
Preencher o tempo com a palavra barca até todas as crianças passarem e voltarem ao seu lugar
Galinha pintada (4º ano) – jogo de coordenação, memória e coreografia
-
Começar por desafiar as crianças a desenhar uma galinha e a observar as diversas partes que a constituem. Quanto mais criativos forem os desenhos, melhor. Galinhas coloridas, galinhas com padrões, galinhas super-heroinas, etc.
-
Ensinar a canção procurando memorizar as quadras relacionando-as com os desenhos e sublinhando as rimas (bico/Machico, pescoço/tremoço, asas/brasas, moela/canela, patas/batatas). Colocar logo os gestos no refrão porque ajudam a memorizar.
-
Estando a canção memorizada, acrescentar a coreografia das estrofes (todos dispostos em círculo): estrofes impares com ostinato rítmico, estrofes pares com passos saltitados de mãos dadas rodando o círculo para a direita (descrição em baixo)
-
Começar a brincar com a supressão de palavras no refrão. Na versão do vídeo fizemos da seguinte forma: estrofe 1 todas as palavras; estrofe 2 suprimir as palavras dlim dlim dlão; estrofe 3 suprimir as palavras realejo e queijo; estrofe 4 suprimir violão e pão; estrofe 5 suprimir todas as palavras suprimidas antes e por fim repetir o refrão cantando todas as palavras novamente. Este é apenas um exemplo de como brincar com estas palavras, podem encontrar outra forma que seja ainda mais divertida e desafiante para a concentração e memória.
Dispor as crianças num grande círculo. As palavras assinaladas a vermelho são para não cantar. A verde
estão os pés, a laranja as palmas.
Estrutura
Letra da música
Coreografia
Primeira estrofe
Já me deram pelo bico
Uma casa em Machico
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Ostinato rítmico: pé direito à frente, pé esquerdo à frente, salto para trás, duas palmas





Primeiro refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada
mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar
queijo à boca; Imitar movimento do violão
e levar pão à boca
Segunda estrofe
Já me deram p’lo pescoço
Uma saca de tremoço
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Circular saltitando para a direita de mãos dadas
Segundo refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Terceira estrofe
Já me deram pelas asas
Um fogareiro em brasas
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Ostinato rítmico: pé direito à frente, pé esquerdo à frente, salto para trás, duas palmas
Terceiro refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Quarta estrofe
Já me deram p’la moela
Uma saca de canela
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Circular saltitando para a direita de mãos dadas
Quarto refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Quinta estrofe
Já me deram pelas patas
Uma saca em batatas
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Ostinato rítmico: pé direito à frente, pé esquerdo à frente, salto para trás, duas palmas
Quinta estrofe
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Rainha dos mares (2º ano) – jogo de mãos e corda de saltar
-
Começar por fazer um pequeno aquecimento para concentrar o grupo (aquecer as articulações, fazer jogos de imitação rítmica e melódica)
-
Ensinar a canção e experimentar cantá-la com diferentes dinâmicas, velocidades e intenções teatralizando-a. Quando as crianças estão divertidas aprendem mais rápido.
-
Aprender o jogo de mãos dois a dois, primeiro sem se baixarem. Depois experimentar em grupos de 3 com cada criança a baixar-se na sua vez. Depois dividir a turma em dois: um grupo canta a música, o outro faz o jogo das mãos. Por fim todos cantam e fazem o jogo das mãos. Podem experimentar fazer o jogo com todo o grupo em roda em pé ou sentados.
-
Experimentar fazer o jogo da corda: duas pessoas dão à corda; cada criança de sua vez entra na corda saltando na pulsação da música, quando se diz “eu deitei o lenço à água”, atira-se o lenço ao chão; quando se diz “e voltei a recolher”, apanha-se o lenço do chão. A contagem “um, dois, três” serve para que a próxima criança se prepare para fazer entrar na roda. Enquanto dois dão à corda e um salta, os outros cantam e esperam pela sua vez ou cantam e fazem o jogo das mãos.
Letra da música
Jogo de mãos
Eu sou a rainha dos mares
Nem todos me podem ver
Eu deitei o lenço à água
E tornei a recolher
1 2 3
A cada sílaba a vermelho, baixa-se uma criança. Também corresponde a um valor rítmico mais longo.
Eu sou a rainha dos mares
Nem todos me podem ver
Eu deitei o lenço à água
E tornei a recolher
1 2 3
A verde as sílabas em que as mãos batem contra as do/s par/es. A laranja as sílabas em que batem as 3 palmas. A primeira das 3 palmas corresponde ao momento em que as crianças se baixam





Ai lim (3º ano) – canon e coreografia
-
Começar por fazer um pequeno aquecimento para concentrar o grupo (aquecer as articulações, fazer jogos de imitação rítmica e melódica)
-
Ensinar a canção e experimentar cantá-la com diferentes dinâmicas, velocidades e intenções teatralizando-a. Quando as crianças estão divertidas aprendem mais rápido.
-
Aprender a coreografia, primeiro todos no mesmo círculo e na mesma direção. Saber a coreografia ajuda a
compreender a estrutura da música (que frases se repetem, quantas partes tem, etc). Estando compreendida e memorizada, experimentar dividir o grupo em dois, colocando um círculo dentro do outro caminhando em sentidos opostos (um para a esquerda, outro para a direita). Por fim, experimentar cantar e fazer a coreografia em canon (cada círculo corresponde a um grupo) -
Experimentar fazer o jogo da corda: duas pessoas dão à corda; cada criança de sua vez entra na corda saltando na pulsação da música, quando se diz “eu deitei o lenço à água”, atira-se o lenço ao chão; quando se diz “e voltei a recolher”, apanha-se o lenço do chão. A contagem “um, dois, três” serve para que a próxima criança se prepare para fazer entrar na roda. Enquanto dois dão à corda e um salta, os outros cantam e esperam pela sua vez ou cantam e fazem o jogo das mãos.
Dispor as crianças em dois círculos, um dentro do outro. Cada grupo circula num sentido diferente: um para a direita, outro para a esquerda. Cada criança deve ter um par com quem vai fazer alguns movimentos.
Estrutura
Letra da música
Coreografia
Estrofe 1 - Primeira parte (2X)
Minha mãe mandou-me ao campo
Buscar braçadas de pinho
Circula para um lado
Estrofe 1 - Segunda parte (2X)
É de noite faz escuro
Tenho medo do caminho (2X)
Circula para o lado oposto e baixa o tronco
com a palavra medo
Refrão 1 (2X)
Ai lim ai lim ai lé
Olaré pum pum,
Toma lá, dá cá (2X)
Virados para a frente batem com o punho direito na mão esquerda; rodar os punhos em frente ao peito; esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las
Refrão 1 (2X)
Toma lá, dá cá
Toma lá este raminho
Muito bem te ficará
Esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las; dar as mãos ao par e rodar até voltar ao lugar inicial; a criança da direita primeiro roda para a esquerda (por fora da roda); na repetição do para a direita (por dentro da roda)
Estrofe 2 - Primeira parte (2X)
Minha mãe mandou-me à rua
Buscar um tostão de pão
Circula para um lado
Estrofe 2 - Primeira parte (2X)
É de noite faz escuro
Tenho medo do papão (2X)
Circula para o lado oposto e baixa o tronco com a palavra medo
Refrão 1 (2X)
Ai lim ai lim ai lé
Olaré pum pum,
Toma lá, dá cá (2X)
Virados para a frente batem com o punho direito na mão esquerda; rodar os punhos em frente ao peito; esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las
Refrão 1 (2X)
Toma lá, dá cá
Toma lá este raminho
Muito bem te ficará
Esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las; dar as mãos ao par e rodar até voltar ao lugar inicial; a criança da direita primeiro roda para a esquerda (por fora da roda); na repetição do para a direita (por dentro da roda)
Produção:

Parceiro institucional:


.png)

