Em terra seca
Búzios
Esta coleção de recursos audiovisuais destina-se a crianças entre os 3 e os 10 anos de idade. Tem como objetivo oferecer às crianças, professores e encarregados de educação, algumas melodias do cancioneiro tradicional português aliadas a ideias e sugestões para trabalhar conteúdos musicais de forma criativa, divertida e organizada.
Cada vídeo está construído de forma a manter as crianças interessadas, explorando conteúdos musicais diferentes através de estímulos, jogos e brincadeiras inspirados nas características de cada canção. O uso dos vídeos em casa ou em aula, não dispensa o apoio de um adulto para que os conteúdos fiquem claros e assimilados. No entanto, para a criança, ver apenas o vídeo pode ser estimulante por si só e o suficiente para despertar a curiosidade e a vontade de experimentar autonomamente algumas das sugestões. Com o tempo, esperamos conseguir disponibilizar um vasto leque de canções que ajudem a trazer de volta para as nossas crianças este repertório que é magnífico e que pode muito bem começar a fazer parte das escolhas musicais em sala de aula e em casa.
APRENDER COM O SOM DOS BÚZIOS
Objetivos gerais
-
trabalhar a desinibição e a capacidade de comunicação
-
desenvolver a capacidade de concentração
-
despertar a curiosidade e a sensibilidade para o som
-
despertar o interesse para a exploração sonora da natureza e do espaço
-
desenvolver a criatividade sonora
-
incentivar a exploração espacial
-
desenvolver a expressividade física e vocal
-
estimular e desenvolver os 5 sentidos
-
relacionar áreas expressivas e brincar com a sua articulação
-
desenvolver a memória e a capacidade de imitar
-
desenvolver a coordenação, o sentido rítmico e a afinação
-
aproximar crianças, professores e encarregados de educação ao repertório tradicional português
Sugestões e recomendações
-
Cada exercício proposto pode e deve ser adaptado a cada grupo de crianças e a cada canção aprendida; o que oferecemos aqui são apenas sugestões e meios para diversificar a oferta musical e pedagógica das crianças;
-
Os exercícios que vos apresentamos em cada vídeo são suficientes para várias aulas; apresentem-nos com calma e de forma progressiva às vossas crianças ou alunos;
-
Procurem outras canções bonitas e que estimulem a sensibilidade e a criatividade das crianças; diversifiquem o mais possível; as crianças são capazes de compreender e brincar com toda a música se a expuserem com clareza e entusiasmo;
-
Procurem repertório português; se precisarem de outras canções, estamos ao vosso dispor;
-
Evitem cantar abaixo do dó central; a zona de conforto vocal de um adulto é diferente da da maioria das crianças; se tiverem crianças desafinadas ajudem-nas com paciência a explorar a sua própria voz. Na maioria das casos nunca o fizeram convenientemente e por isso, têm dificuldade em reconhecer a altura do som e em copiá-la. Explorem a voz com suavidade, sem medo de cantar agudo ou de produzir sons menos vulgares.
MENU
Menu
Aprender com o som dos Búzios
O TEMPO E A EXPLORAÇÃO SONORA DA NATUREZA
- Exploração da noção de pulsação
- Exploração sonora do espaço e da natureza
- Sensibilização para o silêncio, para a beleza e subtileza dos sons suaves
- Exploração do som das texturas
EXPESSIVIDADE RÍTMICA E DINÂMICA
- Exploração de velocidades opostas (lento e rápido)
- Exploração de dinâmicas opostas (Piano e Forte)
- Exploração e interiorização dos conteúdos através da criatividade, expressividade e da perceção sensorial
- Exploração das possibilidades sonoras de brinquedos e pequenos instrumentos
ALTURA DE SOM E EXPLORAÇÃO DOS MODOS MAIOR E MENOR
- Distinção e produção de sons agudos e sons graves
- Exploração e imitação física e vocal de diferentes alturas de som
- Interiorização das características expressivas dos modos maior e menor
- Exploração de jogos rítmicos com as mãos
A COMUNICAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS SONS
- Exploração dos sons do corpo
- Exploração das potencialidades do som na comunicação
- Consciência da relação entre volume de som e distância
- Exploração do ouvido na perceção da direção e das características do som
- Exploração das possibilidades de transformação de palavras e sons em música
CRIATIVIDADE, CRUZAMENTO DE LINGUAGENS E IMPROVISAÇÃO
- Exploração e articulação de diferentes expressões artísticas
- Utilização de materiais comuns para criar personagens com o corpo ou com objetos
- Desinibição, improvisação e exploração da criatividade
SONS, SENSAÇÕES E EMOÇÕES
- Audição e visualização crítica
- Consciencialização de emoções e sensações provocadas pelo som e pela imagem
- Compreensão e experimentação de diferentes texturas musicais
EM MIRANDA DO DOURO A BRINCAR NA COZINHA
- Ficar a conhecer um pouco sobre cultura mirandesa
- Cantar em mirandês
- Explorar e preencher o acompanhamento de canções com ritmos e timbres
- Potenciar a cozinha enquanto espaço de convívio e criatividade
OS DESAFIOS DA PERFORMANCE MUSICAL
- A música como brincadeira e companheira de tempos livres
- Compreensão do lugar de cada um no grupo
- Escuta, coordenação e confiança na performance
- A vontade do outro vs a minha vontade
- O ritmo enquanto jogo e exercício de criatividade
COORDENAÇÃO E COMPREENSÁO DA IDEIA DE COMPASSO
- Ter contacto com melodias com um contorno invulgarmente modal
- Compreender e sentir diferentes compassos
- Coordenar voz e corpo
- Compreender e sentir a energia e força da sincronia vocal e percussiva
- Ter contacto com o património natural, material e imaterial do concelho de Idanha-a-Nova
CANTAR EM CORO
- Criar o hábito de cantar em coro
- Incutir alguma consciência vocal e auditiva
- Tomar contacto com o repertório de Natal tradicional português
ORGANIZAÇÃO DA MÚSICA EM PARTES E EM CAMADAS
- Sentir e compreender a ideia de pulsação
- Distinguir e compreender as diferentes camadas da música
- Distinguir e compreender as diferentes partes da música
- Trabalhar a memória, a coordenação motora, a dicção e a autonomia musical
- Tomar contacto com a tradição musical de Santo Tirso, concretamente a dos Zés Pereiras
DIMENSÃO ESPIRITUAL DA MÚSICA
- Aprender a solmizar usando a fonomímica Kodály
- Aprender de onde vêm e para que servem os nomes das notas
- Experimentar diferentes formas de fazer a mesma melodia
- Experimentar cantar com diferentes organizações no espaço
- Compreender e sentir a dimensão espiritual da música
- Tomar contacto com a tradição musical da quaresma do concelho do Fundão
JOGOS E BRINCADEIRAS COM MÚSICAS
- Aprender canções para brincar
- Explorar conteúdos musicais dentro da brincadeira
- Encontrar estratégias para potenciar as características de cada canção
- Contactar com o repertório tradicional madeirense para crianças