buzio_red (sem letras).png
buzio_red%20(s%C3%B3%20logo)_edited.png

Em terra seca

Búzios

Esta coleção de recursos audiovisuais destina-se a crianças entre os 3 e os 10 anos de idade. Tem como objetivo oferecer às crianças, professores e encarregados de educação, algumas melodias do cancioneiro tradicional português aliadas a ideias e sugestões para trabalhar conteúdos musicais de forma criativa, divertida e organizada. 

Cada vídeo está construído de forma a manter as crianças interessadas, explorando conteúdos musicais diferentes através de estímulos, jogos e brincadeiras inspirados nas características de cada canção. O uso dos vídeos em casa ou em aula, não dispensa o apoio de um adulto para que os conteúdos fiquem claros e assimilados. No entanto, para a criança, ver apenas o vídeo pode ser estimulante por si só e o suficiente para despertar a curiosidade e a vontade de experimentar autonomamente algumas das sugestões. Com o tempo, esperamos conseguir disponibilizar um vasto leque de canções que ajudem a trazer de volta para as nossas crianças este repertório que é magnífico e que pode muito bem começar a fazer parte das escolhas musicais em sala de aula e em casa.

APRENDER COM O SOM DOS BÚZIOS

Objetivos gerais 

  • trabalhar a desinibição e a capacidade de comunicação

  • desenvolver a capacidade de concentração

  • despertar a curiosidade e a sensibilidade para o som 

  • despertar o interesse para a exploração sonora da natureza e do espaço

  • desenvolver a criatividade sonora 

  • incentivar a exploração espacial

  • desenvolver a expressividade física e vocal 

  • estimular e desenvolver os 5 sentidos

  • relacionar áreas expressivas e brincar com a sua articulação

  • desenvolver a memória e a capacidade de imitar

  • desenvolver a coordenação, o sentido rítmico e a afinação

  • aproximar crianças, professores e encarregados de educação ao repertório tradicional português 

 

Sugestões e recomendações

 

  • Cada exercício proposto pode e deve ser adaptado a cada grupo de crianças e a cada canção aprendida; o que oferecemos aqui são apenas sugestões e meios para diversificar a oferta musical e pedagógica das crianças;

  • Os exercícios que vos apresentamos em cada vídeo são suficientes para várias aulas; apresentem-nos com calma e de forma progressiva às vossas crianças ou alunos;

  • Procurem outras canções bonitas e que estimulem a sensibilidade e a criatividade das crianças; diversifiquem o mais possível; as crianças são capazes de compreender e brincar com toda a música se a expuserem com clareza e entusiasmo;

  • Procurem repertório português; se precisarem de outras canções, estamos ao vosso dispor;

  • Evitem cantar abaixo do dó central; a zona de conforto vocal de um adulto é diferente da da maioria das crianças; se tiverem crianças desafinadas ajudem-nas com paciência a explorar a sua própria voz. Na maioria das casos nunca o fizeram convenientemente e por isso, têm dificuldade em reconhecer a altura do som e em copiá-la. Explorem a voz com suavidade, sem medo de cantar agudo ou de produzir sons menos vulgares.

O TEMPO E A EXPLORAÇÃO SONORA DA NATUREZA

- Exploração da noção de pulsação

- Exploração sonora do espaço e da natureza 

- Sensibilização para o silêncio, para a beleza e subtileza dos sons suaves

- Exploração do som das texturas

EXPESSIVIDADE RÍTMICA E DINÂMICA

- Exploração de velocidades opostas (lento e rápido)

- Exploração de dinâmicas opostas (Piano e Forte)

- Exploração e interiorização dos conteúdos através da criatividade, expressividade e da perceção sensorial 

- Exploração das possibilidades sonoras de brinquedos e pequenos instrumentos 

ALTURA DE SOM E EXPLORAÇÃO DOS MODOS MAIOR E MENOR

- Distinção e produção de sons agudos e sons graves

- Exploração e imitação física e vocal de diferentes alturas de som

- Interiorização das características expressivas dos modos maior e menor 

- Exploração de jogos rítmicos com as mãos

A COMUNICAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS SONS

- Exploração dos sons do corpo

- Exploração das potencialidades do som na comunicação

- Consciência da relação entre volume de som e distância

- Exploração do ouvido na perceção da direção e das características do som

- Exploração das possibilidades de transformação de palavras e sons em música

Produção:

Cardo logo.png

Parceiro institucional:

9-Digital_PT_4C_H_FC_MC.PNG