top of page
buzio_red (sem letras).png
buzio_red%20(s%C3%B3%20logo)_edited.png

Em terra seca

Búzios

Acelera o Bombo
Organização da música em partes e em camadas

Ficha Artística e Técnica

Intérpretes/Criadores

Antony Fernandes

Carmina Repas Gonçalves

Daniela Leite Castro

Tiago Manuel Soares

Agradecimentos

Câmara Municipal de Santo Tirso

Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento

Associação Amigos do Sanguinhedo

Associação Cultural Tirsense

Captação e edição de imagem

Abel Andrade

 

Captação, edição e montagem de som

Daniel Santos

Elaboração de conteúdos pedagógicos

Carmina Repas Gonçalves

Direção Artística e produção

Projecto Cardo

Músicas

Acelera a bomba

Santo Tirso

Filmado em:

Quinta de Fora, Santo Tirso

Parque D. Maria II, Santo Tirso

Apoio

Câmara Municipal de Santo Tirso

Direção Geral das Artes

República Portuguesa

Objetivos específicos

  • Sentir e compreender a ideia de pulsação

  • Distinguir e compreender as diferentes camadas da música

  • Distinguir e compreender as diferentes partes da música

  • Trabalhar a memória, a coordenação motora, a dicção e a autonomia musical

  • Tomar contacto com a tradição musical de Santo Tirso, concretamente a dos Zés Pereiras

Acelera_Bombo1.4.1_2.50_edited.jpg

Sugestões de exploração dos conteúdos do vídeo em casa ou em sala de aula:

 

  1. Começar com alguns exercícios para a compreensão e assimilação da ideia de pulsação. A pulsação é o batimento cardíaco da música, tal como é o batimento cardíaco dos animais. Cada um de nós tem o seu batimento cardíaco que varia com o estado de espírito, com as emoções ou com o esforço físico. Todas as músicas têm o seu próprio batimento e, a menos que seja sempre medido com um metrónomo (que mede a duração de cada pulsação), tem tendência a oscilar um pouco (uma vez que somos seres vivos). A grande dificuldade é essa oscilação ser coletiva. Para este conceito ser assimilado pode-se fazer vários exercícios. Todos eles devem ser lançados pelo adulto (pelo menos enquanto não está bem compreendido) e durante todos os exercícios é fundamental que estejam todos juntos, a ouvir-se e a seguir o movimento uns dos outros: sentados numa roda bater suavemente com as mãos nas pernas mantendo a pulsação; essa pulsação pode mudar desde que essa oscilação seja lançada pelo adulto (que pode ir brincando com a alteração da velocidade); mantendo a roda e a pulsação, cada um bate com a mão apenas na sua vez, começando pelo adulto e seguindo no sentido dos ponteiros do relógio; depois o mesmo exercício mas em vez de cada um só bater a pulsação na sua vez, vão sendo acrescentados batimentos (adulto; adulto e 1ª criança à esquerda; adulto, 1ª e 2ª criança à esquerda, etc) até acabar a ronda; passar uma bola de mão em mão mantendo a pulsação; o professor mantem a pulsação e cada um inventa um ritmo por cima; por fim, todos de pé experimentam fazer os mesmos exercícios usando os pés para manter a pulsação. No vídeo é com os pés que mantemos a pulsação das diferentes frases rítmicas, umas vezes mais devagar, outras vezes mais rápido. Uma vez definida uma pulsação, devemos tentar mantê-la durante toda a música. É preferível escolher uma pulsação lenta e que todos consigam fazer do que estar permanentemente a corrigir a mesma de acordo com as dificuldades de cada parte da música ou de cada criança.

  2. Dividir o grupo em dois: bombos e caixas. Explicar que a música que vão aprender tem 3 partes diferentes (chamadas Estrofe – Refrão – Chula) e que cada grupo tem uma função diferente: os bombos fazem os sons mais graves e têm a função de sustentar as outras camadas da música; as caixas preenchem e acrescentam pormenores à camada criada pelos bombos; a canção (ou a terceira camada) vem, mais tarde, introduzir uma melodia.

  3. Com o grupo dividido em dois (como dito no ponto anterior), aprender a primeira parte da música (Estrofe); começar por aprender as palavras e quando estiver bem sabida acrescentar o ritmo corporal. É importante que aprendam as palavras desde o início com o ritmo certo; devem começar por dizer o ritmo devagar (com uma pulsação lenta). Se as crianças não conseguirem fazer o ritmo com as mãos e dizer as palavras ao mesmo tempo, podem subdividir cada grupo em dois e dar funções diferentes a cada um. Dessa forma ficariam 4 grupos: dois de caixas (uns a dizer, outros a fazer o ritmo); dois de bombos (uns a dizer, outros a fazer o ritmo). No fim fazer tudo mantendo a pulsação nos pés.

  4. Sabida a primeira parte (Estrofe), aprender a segunda (Refrão), usando a mesma estratégia. Por fim tentar fazer as duas partes seguidas com a pulsação nos pés e tentar repetir várias vezes até estar completamente memorizado.

  5. Aprender a terceira parte (Chula) usando a mesma estratégia.

  6. Definir em conjunto uma estrutura com que todos concordem (2x Estrofe; 1x Refrão; 2x Chula, etc) e escolher que camadas da música usar em cada parte (só bombos falados; todos; só caixas com ritmo corporal, todos, etc). Nós colocámos uma sugestão de estruturação e de uso das diferentes camadas, mas podem e devem criar uma nova que vos faça sentido.

  7. Se quiserem, podem trocar os grupos e colocar as caixas a fazer a parte dos bombos e vice-versa. É sempre bom e interessante olhar para a música de outra perspetiva.

  8. Por fim aprender a melodia, acrescentando a terceira camada da música. A mesma é cantada apenas durante a 1ª e a 2ª parte da música (Estrofe e Refrão); a 3ª (Chula) é apenas instrumental. Para ser possível acrescentar esta camada é necessário criar um 3º grupo (ou 5º, caso as caixas e os bombos estejam divididos em dois grupos). Experimentar fazer a música com 3 partes e 3 camadas. Podem e devem definir a música como quiserem. Ela deve ser adaptada ao grupo, ao contexto e ao tempo disponível para a preparar.

Acelera_Bombo1.4.1_2.50_edited.jpg

Mnemónicas

 

Estrofe:
 

Traz grão, trigo e milho, salpicão no pão
Traz grão, bacalhau, azeite e pão   
2x

(Bombo a negrito)

Refrão:

Bombo: grão com pão, grão com pão
              grão com pão, com pão, com pão
 2x


Caixa: trigo milho, milho e pão, trigo milho, milho e pão,
           trigo milho, milho, milho, milho, milho, milho e pão 2x

Chula:

Bombo: Tum  ca-Tum  ca-Tum  tac-tac
               Tum  Txi  Tum  Tum  tac-tac-tac

Caixa: ratanara-nara-nara-nara-nara  tac-tac
           ratanara’e  Txi ki ti  ratanara tac-tac

Texto Melodia:

Hei-de fazer um barquinho
Da casquinha de uma noz
Para embarcar o Prim
Da ribeira para a foz


Acelera o bombo
Acelera o bombo
E afasta o pombo
Ó prim-pim-pim

E trota o potro
E troca o porco
Que anda torto
Que ganda chinfrim!

Hei-de fazer um escadote
Com ramos de alecrim
Para pôr o Espada-Arrasto
Ao lado do General Prim

Acelera o bombo
Acelera o bombo
E afasta o pombo
Ó prim-pim-pim

E tosse o potro
E espirra o porco
Que anda torto
E faz atchim! (Santinho!!)

NOTA:

O texto da música foi alterado para melhor servir os objetivos do vídeo. Caso queiram ou tenham curiosidade em conhecer o original, não hesite em entrar em contacto connosco!

Produção:

Cardo logo.png

Parceiro institucional:

9-Digital_PT_4C_H_FC_MC.PNG
CMST_logo cores1.png
bottom of page