Em terra seca
Búzios
A ideia foi lançar uma pequena coleção audiovisual dedicada à tradição oral portuguesa e que consiga mover-nos e unir-nos nestes tempo em que, infelizmente, contra a nossa natureza, não podémos encontrar-nos para partilhar e criar.
Escolhemos 5 canções tradicionais e convidámos 5 compositores para lhes dar uma nova vida. Para cada música foram gravadas guias por músicos e bailarinos profissionais, nas quais constam vozes, instrumentos melódicos (sopros e cordas friccionadas ou pulsadas), instrumentos harmónicos (cordas pulsadas e teclas), percussão ou dança.
Essas guias, assim como a partitura, foram disponibilizadas a quem se inscreveu para participar. Cada participante faz uma assimilação cuidada da sua parte e, seguindo a algumas diretrizes técnicas e estéticas criadas para que o todo seja harmonioso, enviaram depois ao Projecto Cardo um vídeo da sua performance. Cada música teve partes com graus de dificuldade diferentes e foram cuidadosamente distribuídas com os participantes para que todos se sentissem confortáveis e confiantes.
Para cada canção foi depois criado um vídeo-música no qual estão incluídos os conteúdos partilhados pelos participantes e que depois de somados, criaram um objecto artístico coletivo, feito à distância e por pessoas que provavelmente nunca se cruzaram.
O convite foi alargado a qualquer pessoa, sem excluir ninguém: melómanos, amantes da dança e do movimento, músicos/bailarinos profissionais e amadores, avós, pais e netos, portugueses ou estrangeiros, residentes dentro ou fora de Portugal.
A diversidade será a beleza deste projeto.
ORQUESTRA DOS BÚZIOS
MENU
Menu
Orquestra dos Búzios