buzio_red (sem letras).png

Em terra seca

Búzios

ORQUESTRA DOS BÚZIOS

buzio_red%20(s%C3%B3%20logo)_edited.png

A ideia foi lançar uma pequena coleção audiovisual dedicada à tradição oral portuguesa e que consiga mover-nos e unir-nos nestes tempo em que, infelizmente, contra a nossa natureza, não podémos encontrar-nos para partilhar e criar.

Escolhemos 5 canções tradicionais e convidámos 5 compositores para lhes dar uma nova vida. Para cada música foram gravadas guias por músicos e bailarinos profissionais, nas quais constam vozes, instrumentos melódicos (sopros e cordas friccionadas ou pulsadas), instrumentos harmónicos (cordas pulsadas e teclas), percussão ou dança.

Essas guias, assim como a partitura, foram disponibilizadas a quem se inscreveu para participar. Cada participante faz uma assimilação cuidada da sua parte e, seguindo a algumas diretrizes técnicas e estéticas criadas para que o todo seja harmonioso, enviaram depois ao Projecto Cardo um vídeo da sua performance. Cada música teve partes com graus de dificuldade diferentes e foram cuidadosamente distribuídas com os participantes para que todos se sentissem confortáveis e confiantes.

Para cada canção foi depois criado um vídeo-música no qual estão incluídos os conteúdos partilhados pelos participantes e que depois de somados, criaram um objecto artístico coletivo, feito à distância e por pessoas que provavelmente nunca se cruzaram.

O convite foi alargado a qualquer pessoa, sem excluir ninguém: melómanos, amantes da dança e do movimento, músicos/bailarinos profissionais e amadores, avós, pais e netos, portugueses ou estrangeiros, residentes dentro ou fora de Portugal. 

A diversidade será a beleza deste projeto.

Produção:

Cardo logo.png

Parceiro institucional:

9-Digital_PT_4C_H_FC_MC.PNG