buzio_red (sem letras).png
buzio_red%20(s%C3%B3%20logo)_edited.png

Em terra seca

Búzios

“Búzios em Terra Seca” é a nova proposta artística criada pelo Projecto Cardo em resposta às circunstâncias que vivemos atualmente e que, como a toda a comunidade artística, nos trouxeram uma profunda reflexão sobre que outros lugares poderia ocupar a criação artística, como poderia chegar à população e em que moldes se poderia continuar a criar em segurança.

Assim, no âmbito da Linha de Emergência de Apoio às Artes disponibilizado pelo Ministério da Cultura, surgiu a ideia de iniciar um projeto audiovisual que explorasse as escolhas artísticas e estéticas do Projecto Cardo num novo formato, aproveitando as possibilidades de alcance da criação em vídeo através da internet e das redes sociais. A nossa opção não foi tentar substituir a experiência de um concerto ou de um espetáculo ao vivo (que, a seu tempo, voltará a ocupar o seu lugar nas nossas vidas), mas sim oferecer uma alternativa que faça um verdadeiro uso dos meios audiovisuais e que traga algo de novo, útil e prazeroso à população.

Prosseguindo, então, com o trabalho em torno da tradição musical portuguesa, da sensibilização, educação e comunicação com a população, temos para vós o início de duas novas coleções audiovisuais que pretendem ser, mais que um meio de divulgação, o objeto artístico final.

A primeira coleção, "Aprender com os Búzios", dedicada a crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, apresenta-vos repertório musical tradicional português apropriado para os mais pequenos, com sugestões de exploração e criação em casa ou na escola, com a ajuda dos professores ou dos encarregados de educação. Com conteúdos musicais organizados e claros, delineados através das características de cada canção selecionada, eles despertam a curiosidade, sensibilidade e criatividade para o mundo sonoro e com os quais convivemos diariamente sem nos darmos conta: o nosso corpo, a nossa voz, o espaço, os objetos, as texturas, as cores e até os cheiros. Fugindo dos lugares comuns dos materiais audiovisuais dedicados a crianças, oferecemos estímulos sonoros e visuais de grande diversidade, através do contacto com a realidade de forma criativa, divertida e desperta. Anexado a cada vídeo está uma explicação detalhada por escrito de todos os conteúdos do vídeo, a partitura da canção e uma série de sugestões para apoiar a realização das nossas propostas.

A segunda coleção, "Orquestra dos Búzios", compreende uma seleção de melodias tradicionais portuguesas, entregues, para já, a 5 compositores diferentes: Daniela Leite Castro, Filipe Raposo, Quiné Teles, Rita Maria e Xurxo Varela. Cada arranjo tem como premissa a possibilidade de incluir um leque amplo de instrumentos e pessoas com diferentes conhecimentos musicais. A comunidade será convidada a participar (assumindo com entusiasmo que podemos ter pessoas de qualquer idade e de qualquer parte do mundo), aprendendo a sua parte (através de uma partitura ou de um registo audiovisual), filmando-se a cantar, tocar ou dançar e por fim, enviando-nos os seu contributo. O primeiro vídeo será publicado em Novembro!

Produção:

Cardo logo.png

Parceiro institucional:

9-Digital_PT_4C_H_FC_MC.PNG