

Ad Orientem é um projeto artístico e de investigação realizado pelo Projecto Cardo em 12 monumentos icónicos do norte de Portugal, com a parceria da Direção Regional de Cultura Norte (atualmente Património Cultural, IP) e, posteriormente, do Património Cultural IP, da Rota do Românico e da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) e com o apoio da DGArtes e da Antena 2.
A acústica dos espaços tem impacto na performance musical e na nossa fruição auditiva. Portugal está repleto de belíssimos monumentos históricos capazes de serem locais de programação cultural e de enriquecimento e educação das populações. Este projeto pretende potenciar a valência da riqueza acústica no nosso património histórico e fazer deste fator um catalisador para a utilização destes espaços do ponto de vista performativo.
Em cada um dos espaços abrangidos por este projeto foi feita uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das suas condições físicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais; para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo feito pelo Ensemble Cardo-Roxo ou por um compositor convidado e agendado um concerto ao vivo para a população do concelho.
Toda a informação recolhida, tratada e organizada pela equipa do PC, pode agora ser consultada gratuitamente neste website em português ou inglês.
A página de cada monumento encontra-se dividida em 3 partes:
-
O espaço - onde se pode encontrar toda a informação sobre as características físicas do edifício importantes para a performance e produção musical;
-
O som - onde se pode encontrar toda a informação relacionada com o comportamento do som em cada espaço, visualizar o respetivo estudo acústico científico e ouvir as 3 músicas comparativas gravadas em todos os espaços;
-
A envolvente - onde se pode encontrar toda a informação relativa ao local onde se situa o monumento, nomeadamente se está perto de serviços, se é ruidoso ou se tem público assíduo.
Para cada um destes pontos foi também criado um documento com informação detalhada para que seja mais fácil escolher o local indicado para cada grupo musical e planear a utilização dos monumentos. A esses três pontos fundamentais, foram também atribuídas pontuações. Essas ponderações, feitas pela equipa do PC de acordo com a sua experiência de utilização dos diferentes espaços, refletem de forma muito clara e imediata as condições físicas, sonoras e práticas de cada monumento para a performance e produção musical.
Neste website pode também ouvir-se o disco que reúne as 12 peças gravadas nos diferentes monumentos históricos e que no fundo faz um retrato sonoro da música tradicional do norte de Portugal e reflete o impacto que o espaço tem na performance e na produção musical.
Acreditamos que este projeto pode ajudar a valorizar e divulgar o nosso património material e imaterial e atrair um público especializado que compreenda e aproveite as possibilidades e a beleza do património português.
Esperamos também que estas informações vos sejam úteis. Estamos disponíveis para vos ajudar em tudo o que precisarem, nomeadamente a contactar estes locais, caso não queiram ou não consigam fazê-lo através dos nossos parceiros. Agradecemos também o vosso feedback relativamente à organização e utilidade destas informações. Pretendemos melhorá-lo e dar-lhe continuidade, por isso é um trabalho que está e continuará a estar aberto e em permanente adaptação.