Ciclo de Música sem Tempo
Ensemble Cardo-Roxo
No Monte das Oliveiras
Concertos
15 de Março, 21h00
Concatedral de Miranda do Douro (Antiga Sé)
16 de Março, 21h30
Igreja da Misericórdia de Esposende
Oficinas
16 de Março, 10h30
Casa de la Música Mirandesa
17 de Março, 10h00
Igreja da Misericórdia de Esposende
Este programa que vos apresentamos, inteiramente dedicado à música católica tradicional portuguesa, compreende uma seleção de canções de devoção que começam no louvor à vida com a adoração a Maria e Jesus e acabam na súplica desesperada pela salvação das almas do purgatório ou no repertório da Quaresma.
Na tradição musical religiosa, praticamente todo o repertório é cantado. Se pensarmos que a religião une ou uniu durante centenas de anos as diferentes comunidades, é natural que exista um vasto repertório polifónico, mesmo que realizado à margem das celebrações. Paralelamente, como reflexo da espiritualidade e necessidade individual de apaziguar a alma e manter acesa a vontade de viver, há ainda um vasto repertório a solo, constituído por rezas, súplicas e canções de louvor.
“No Monte das Oliveiras” é, assim, uma representação da música devocional praticada pelo povo e inspiradas pelo pouco que compreendiam das escrituras da Bíblia. Na sua simplicidade, esta música reflete as angústias, os medos e as incertezas de um povo que compreende a sua insignificância e que vive, num limbo entre o certo e o errado, entre a beleza e o horror, entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno.