Ensemble

Cardo-Roxo

Vai-te Cuca

b47ab2_fce414a22f02463fa7eb5d1c2f830181.

Ouvir no 

  • Grey Spotify Ícone

A nossa proposta para este “Vai-te Cuca”, o nosso segundo disco, prende-se com o projeto pedagógico que temos desenvolvido ao longo do último ano, nomeadamente através da criação da Escola de Música Tradicional Portuguesa Cardo-Amarelo e do trabalho artístico e educativo desenvolvido com as comunidades de algumas aldeias portuguesas. Durante esse processo, pudemos confirmar a existência de uma profunda falta de confiança e desinteresse pelo conhecimento do património cultural tradicional, o que, na nossa perspetiva, se reflete em muitos aspetos cruciais da nossa existência enquanto povo, enquanto identidade cultural e até moral.

 

Como pais, educadores e professores, sabemos como é fundamental a repercussão de uma educação sólida, rica e cheia de possibilidades que estimule as nossas crianças a tornarem-se seres humanos cultos e inteligentes; sabemos também que grande parte dessa educação depende da família próxima das crianças. Nesse sentido, e admitindo que nem sempre é fácil ter tempo ou ser criativo na oferta de recursos aos mais novos, acreditamos na importância de incentivar a criação de novas atividades para fazer em família, fortalecendo laços e cumplicidades, lembrando aos pais e avós que existe toda uma herança cultural que pode e deve ser partilhada. Será sempre uma mais-valia termos, no futuro, adultos conhecedores e orgulhosos da sua identidade cultural.

 

Assim, escolhemos para este disco recolhas musicais com textos simples e acessíveis à compreensão de públicos de qualquer idade (nem todas originalmente para crianças e evitando a perpetuação de alguns preconceitos presentes no nosso cancioneiro), sobre as quais construímos arranjos que intensificam as suas diferenças e que resultam em canções atraentes para toda a família.

 

Esperamos, pois, que este disco contribua para alegrar o vosso quotidiano, que fomente uma prática musical mais frequente e que desperte a vontade de conhecer melhor a cultura tradicional portuguesa.

 

Antony Fernandes – Barítono, Säckpipa, Gaita mirandesa

Carmina Repas Gonçalves – Soprano, Viola da gamba (baixo e soprano), Direção coral

Carolina Repas Gonçalves – Soprano

Cristina Repas Gonçalves – Soprano

Hugo Sanches – Guitarra barroca

João Repas Gonçalves – Barítono

Maria Repas Gonçalves – Soprano

Gaiteiros da Ponte Velha – Gaitas mirandesas e percussão

Rui Silva – Percussão histórica

Vozes de Fé – Coro 

Comprar disco - Vai-te Cuca