on dry land
Búzios
MENU
Menu
- Rainha dos mares -
THE DOE AND THE ADUFE
COORDINATION AND UNDERSTANDING OF THE COMPASS IDEA
Artistic and Technical Sheet
Performers/Creators
Antony Fernandes
Carmina Repas Gonçalves
Joana Leite Castro
Tiago Manuel Soares
Image capture and editing
Abel Andrade
sound capture
Daniel Santos
Sound Editing and Editing
Daniel Santos and Ricardo Torres
Elaboration of pedagogical contents
Carmina Repas Gonçalves
Art Direction epproduction
Thistle Project
Captação e edição de imagem
Abel Andrade
Captação, edição e montagem de som
Daniel Santos
Elaboração de conteúdos pedagógicos
Carmina Repas Gonçalves
Direção Artística e produção
Projecto Cardo
Songs
Up to the Castle
Idanha-a-Nova
Song in there, there, there
Penha Garcia
If your eyes were sold
Monsanto
oh oh
Idanha-a-Nova
Thanks
City Council of Idanha-a-Nova
Paulo Longo
Filmed in Monsanto and São Pedro de Vir-a-Corça, Idanha-a-Nova
Support
town hall de Lousada
General Directorate of Arts
Portuguese Republic
Alunos participantes
1º ano
Alice Oliveira
Bernardo Dias
Bernardo Ferreira
Carlos Costa
Carolina Castro
Carolina Rodrigues
Clara Vieira
Davi Fonseca
Edna Doriana
Emília Gouveia
Francisca Sousa
Ismael Nunes
João Afonso Nóbrega
João Lucas Gonçalves
Leandro Leal
Leonardo Faria
Leonor Freiras
Leyla Sá
Lourenço Gouveia
Luana Souza
Margarida Silva
Maria Beatriz Fernandes
Matheus Ferreira
Matilde Vasconcelos
Nuno Fernandes
Oleksandr Holihevskyi
Sabrina Moniz
Santiago Fernandes
Santiago Rodrigues
Santiago Vasconcelos
Sara Bernardo
Tiago Garanito
Tomás Ribeiro
Yasmin Roseira
2ª ano
Alexandre Freitas
Ana Cátia Serrano
Ariadna Tovar
Clara Tavares
Diego Pinto
Élia Lira
Helena Costa
Kiara Rodrigues
Leonardo Camacho
Lourenço Silva
Luana Silva
Lucas Rebolo
Miguel Rodrigues
Milan Pinzon
Miriam Sousa
Naiara Caroto
Núria Barros
Rodrigo Camacho
Yara Rodrigues
3º ano
Alexandru Lungu
Alicia Oliveira
Bruna Freitas
Caio Mendonça
David Vieira
Diego Paulos
Eduardo Silva
Eduardo Turini
Erika Miranda
Gustavo Gouveia
João Guilherme Fernandes
João Rodrigo
Joaquim Sousa
Kelly Tavares
Leonor Castanha
Leonor Tavares
Luana Silva
Luís Vieira
Maria Inês Escórcio
Marisa Santos
Martim Maciel
Matheus Gouveia
Matias Ferreira
Paloma Henriques
Patrícia Luís
Ricardo Correia
Salvador Abreu
Santiago pimenta
Taíssa Gonçalves
Tamara Serrão
Tomás Gonçalves
Victória Franco
Yara Caetano
4º ano
Ana Leonor Quintal
Beatriz Pestana
Bianca Rodrigues
Catarina Gouveia
Diego Azevedo
Henrique Sousa
Iara Abreu
João Camacho
João Guilherme Gonçalves
Kelly dos Santos
Leonardo Fernandes
Leonor Castro
Lourenço Henriques
Luana Beatriz
Luana Souza
Malam Nhabali
Martim Camacho
Martim Teles
Mellissa Jesus
Paulo Pestana
Pedro Sousa
Rui Santos
Salvador Almada
Simão Freitas
Telmo Abreu
Vasco Rodrigues
Verónica Branco
Yara Matilde
Specific objectives
-
Having contact with melodies with an unusually modal contour
-
Understand and feel different beats
-
Coordinate voice and body
-
Understand and feel the energy and strength of vocal and percussive synchrony
-
Have contact with the natural, tangible and intangible heritage of the municipality of Idanha-a-Nova
Este vídeo foi filmado na cidade do Funchal (Ilha da Madeira) na EB1/PE e Cresce de Santo Amaro com a participação de todas as turmas e com o apoio dos professores titulares de música. Selecionámos 4 canções tradicionais que retirámos do livro “Brinquedos Tradicionais Cantados” de Maria Lígia Lopes Brasão e atribuímos uma a cada ano de escolaridade. Cada canção tem uma utilidade diferente (que aparece descrita no livro) e nós aproveitámos essas características e potenciámo-las tornando-as mais desafiantes e ricas para abarcarem mais conteúdos musicais. Em todas elas podem e devem explorar outras expressões artísticas (nomeadamente artes plásticas, escrita, movimento, etc) de forma a criar uma relação afetiva e criativa mais profunda com as canções.
Suggestions for exploring the contents of the video at home or in the classroom:
-
For all the songs that we present in this video, we suggest keeping the same strategy, described in order in the following points. We also suggest that you work on the songs by degree of rhythmic difficulty: “Lá up there, the castle” (simple binary time signature), “Canção em lá lá lá” (compound binary time signature), “Ai, ai” (simple triple time signature) and by ending “If your eyes were sold” (alternates compound binary compass with simple ternary).
-
To memorize each of the melodies, the ideal is to focus on the first stanza and repeat it until you know it; then add the following stanzas; find gestures, signs or keywords for each stanza helping to memorize the content and order; learn the songs with the video, with the score or, ideally, directly with an adult (teacher or family member).
-
Once the melody is memorized, we suggest that they try walking through the space with the music pulsating in their feet while they sing, occupying the entire space of the room; they can walk in different directions, hold their gait in place, walk forwards and backwards, etc. Then try walking all in the same direction and starting with the same leg; they can divide each song into parts and define in which direction to go for each one. Then, in a circle, they can try to do the exercises proposed on the board.
Pulsationit is the unit of measurement of time that we intuitively feel when we listen to a song (similar to what we do in the video at ???. We usually easily discover this pulse if we try to walk to the rhythm of the music.Compassit is a theoretical-practical organization of these pulsations. Generally in a piece of music we can intuitively feel a pulsation and an accent that in most cases has more than one pulsation within itself: 2, 3, 4 pulsations. Generally the first beat of each measure is strong or accented. A binary measure has 2 beats; a triple measure has 3; a quaternary measure has 4. In addition, there are two rhythmic universes: one that divides the pulsations in two (simple measures) and another that divides them in three (compound measures). They are measures of binary or ternary subdivision, respectively. The main difference for those listening is that a simple measure is more martial and impels us to march and the compound measure is more harmonious and light, impelling us to sway the body.
Fonomímica Kodály
Dispor as crianças num semicírculo de mãos dadas.
Estrutura
Letra da música
Coreografia
Primeira parte
Repetir até todas as crianças estarem viradas de costas (exceto das duas crianças das pontas)
A Barca virou
Deixá-la virar
Por causa da Maria que não soube remar
- A criança da ponta direita começar a caminhar, puxando o grupo para passar por baixo das mãos das duas crianças da ponta oposta
- A Maria deve ficar virada de costas com as mãos cruzadas à sua frente
Barca, barca, barca
Preencher o tempo com a palavra barca até todas as crianças passarem e voltarem ao seu lugar
Segunda parte
Repetir até todas as crianças estarem viradas novamente de frente
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria lá do fundo do
mar
Inverter o sentido da coreografia para todas as
crianças voltarem à posição inicial (a criança da ponta direita puxa o grupo e destorce a
fila)
Barca, barca, barca
Preencher o tempo com a palavra barca até todas as crianças passarem e voltarem ao seu lugar
Galinha pintada (4º ano) – jogo de coordenação, memória e coreografia
-
Começar por desafiar as crianças a desenhar uma galinha e a observar as diversas partes que a constituem. Quanto mais criativos forem os desenhos, melhor. Galinhas coloridas, galinhas com padrões, galinhas super-heroinas, etc.
-
Ensinar a canção procurando memorizar as quadras relacionando-as com os desenhos e sublinhando as rimas (bico/Machico, pescoço/tremoço, asas/brasas, moela/canela, patas/batatas). Colocar logo os gestos no refrão porque ajudam a memorizar.
-
Estando a canção memorizada, acrescentar a coreografia das estrofes (todos dispostos em círculo): estrofes impares com ostinato rítmico, estrofes pares com passos saltitados de mãos dadas rodando o círculo para a direita (descrição em baixo)
-
Começar a brincar com a supressão de palavras no refrão. Na versão do vídeo fizemos da seguinte forma: estrofe 1 todas as palavras; estrofe 2 suprimir as palavras dlim dlim dlão; estrofe 3 suprimir as palavras realejo e queijo; estrofe 4 suprimir violão e pão; estrofe 5 suprimir todas as palavras suprimidas antes e por fim repetir o refrão cantando todas as palavras novamente. Este é apenas um exemplo de como brincar com estas palavras, podem encontrar outra forma que seja ainda mais divertida e desafiante para a concentração e memória.
Dispor as crianças num grande círculo. As palavras assinaladas a vermelho são para não cantar. A verde
estão os pés, a laranja as palmas.
Estrutura
Letra da música
Coreografia
Primeira estrofe
Já me deram pelo bico
Uma casa em Machico
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Ostinato rítmico: pé direito à frente, pé esquerdo à frente, salto para trás, duas palmas
Primeiro refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada
mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar
queijo à boca; Imitar movimento do violão
e levar pão à boca
Segunda estrofe
Já me deram p’lo pescoço
Uma saca de tremoço
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Circular saltitando para a direita de mãos dadas
Segundo refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Terceira estrofe
Já me deram pelas asas
Um fogareiro em brasas
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Ostinato rítmico: pé direito à frente, pé esquerdo à frente, salto para trás, duas palmas
Terceiro refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Quarta estrofe
Já me deram p’la moela
Uma saca de canela
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Circular saltitando para a direita de mãos dadas
Quarto refrão
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Quinta estrofe
Já me deram pelas patas
Uma saca em batatas
Com isso não me contento
Xô galinha lá p’ra dentro
Ostinato rítmico: pé direito à frente, pé esquerdo à frente, salto para trás, duas palmas
Quinta estrofe
Dlim dlim dlim dlão
Tenho um realejo que me ganha o queijo
Tenho um violão que me ganha o pão
Puxar cordas dos sinos para baixo (cada mão 1 corda)
Imitar o movimento do realejo e levar queijo à boca; Imitar movimento do violão e levar pão à boca
Rainha dos mares (2º ano) – jogo de mãos e corda de saltar
-
Começar por fazer um pequeno aquecimento para concentrar o grupo (aquecer as articulações, fazer jogos de imitação rítmica e melódica)
-
Ensinar a canção e experimentar cantá-la com diferentes dinâmicas, velocidades e intenções teatralizando-a. Quando as crianças estão divertidas aprendem mais rápido.
-
Aprender o jogo de mãos dois a dois, primeiro sem se baixarem. Depois experimentar em grupos de 3 com cada criança a baixar-se na sua vez. Depois dividir a turma em dois: um grupo canta a música, o outro faz o jogo das mãos. Por fim todos cantam e fazem o jogo das mãos. Podem experimentar fazer o jogo com todo o grupo em roda em pé ou sentados.
-
Experimentar fazer o jogo da corda: duas pessoas dão à corda; cada criança de sua vez entra na corda saltando na pulsação da música, quando se diz “eu deitei o lenço à água”, atira-se o lenço ao chão; quando se diz “e voltei a recolher”, apanha-se o lenço do chão. A contagem “um, dois, três” serve para que a próxima criança se prepare para fazer entrar na roda. Enquanto dois dão à corda e um salta, os outros cantam e esperam pela sua vez ou cantam e fazem o jogo das mãos.
Letra da música
Jogo de mãos
Eu sou a rainha dos mares
Nem todos me podem ver
Eu deitei o lenço à água
E tornei a recolher
1 2 3
A cada sílaba a vermelho, baixa-se uma criança. Também corresponde a um valor rítmico mais longo.
Eu sou a rainha dos mares
Nem todos me podem ver
Eu deitei o lenço à água
E tornei a recolher
1 2 3
A verde as sílabas em que as mãos batem contra as do/s par/es. A laranja as sílabas em que batem as 3 palmas. A primeira das 3 palmas corresponde ao momento em que as crianças se baixam
Ai lim (3º ano) – canon e coreografia
-
Começar por fazer um pequeno aquecimento para concentrar o grupo (aquecer as articulações, fazer jogos de imitação rítmica e melódica)
-
Ensinar a canção e experimentar cantá-la com diferentes dinâmicas, velocidades e intenções teatralizando-a. Quando as crianças estão divertidas aprendem mais rápido.
-
Aprender a coreografia, primeiro todos no mesmo círculo e na mesma direção. Saber a coreografia ajuda a
compreender a estrutura da música (que frases se repetem, quantas partes tem, etc). Estando compreendida e memorizada, experimentar dividir o grupo em dois, colocando um círculo dentro do outro caminhando em sentidos opostos (um para a esquerda, outro para a direita). Por fim, experimentar cantar e fazer a coreografia em canon (cada círculo corresponde a um grupo) -
Experimentar fazer o jogo da corda: duas pessoas dão à corda; cada criança de sua vez entra na corda saltando na pulsação da música, quando se diz “eu deitei o lenço à água”, atira-se o lenço ao chão; quando se diz “e voltei a recolher”, apanha-se o lenço do chão. A contagem “um, dois, três” serve para que a próxima criança se prepare para fazer entrar na roda. Enquanto dois dão à corda e um salta, os outros cantam e esperam pela sua vez ou cantam e fazem o jogo das mãos.
Dispor as crianças em dois círculos, um dentro do outro. Cada grupo circula num sentido diferente: um para a direita, outro para a esquerda. Cada criança deve ter um par com quem vai fazer alguns movimentos.
Estrutura
Letra da música
Coreografia
Estrofe 1 - Primeira parte (2X)
Minha mãe mandou-me ao campo
Buscar braçadas de pinho
Circula para um lado
Estrofe 1 - Segunda parte (2X)
É de noite faz escuro
Tenho medo do caminho (2X)
Circula para o lado oposto e baixa o tronco
com a palavra medo
Refrão 1 (2X)
Ai lim ai lim ai lé
Olaré pum pum,
Toma lá, dá cá (2X)
Virados para a frente batem com o punho direito na mão esquerda; rodar os punhos em frente ao peito; esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las
Refrão 1 (2X)
Toma lá, dá cá
Toma lá este raminho
Muito bem te ficará
Esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las; dar as mãos ao par e rodar até voltar ao lugar inicial; a criança da direita primeiro roda para a esquerda (por fora da roda); na repetição do para a direita (por dentro da roda)
Estrofe 2 - Primeira parte (2X)
Minha mãe mandou-me à rua
Buscar um tostão de pão
Circula para um lado
Estrofe 2 - Primeira parte (2X)
É de noite faz escuro
Tenho medo do papão (2X)
Circula para o lado oposto e baixa o tronco com a palavra medo
Refrão 1 (2X)
Ai lim ai lim ai lé
Olaré pum pum,
Toma lá, dá cá (2X)
Virados para a frente batem com o punho direito na mão esquerda; rodar os punhos em frente ao peito; esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las
Refrão 1 (2X)
Toma lá, dá cá
Toma lá este raminho
Muito bem te ficará
Esticar as mãos para o par e voltar a recolhê-las; dar as mãos ao par e rodar até voltar ao lugar inicial; a criança da direita primeiro roda para a esquerda (por fora da roda); na repetição do para a direita (por dentro da roda)